Garantir a segurança dos pacientes é uma preocupação e um movimento mundial. A Santa Casa, desde 2011, instituiu sua política de gerenciamento de riscos que pressupõe uma série de ações (de prevenção, detecção e mitigação) que visam à prevenção e a redução do risco de dano desnecessário ao paciente associado ao cuidado em saúde.
Além de propormos a segurança do paciente, nossa política de gerenciamento de riscos engloba a prevenção de riscos ocupacionais e institucionais. Todas as unidades da Santa Casa possuem um mapa de riscos controlado pelo SESMET (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), bem como suas respectivas recomendações (ações preventivas) e uso de EPI’s necessário.
A instituição conta com o SESMET e SGQ (Serviço de Gestão de Qualidade), que visam o controle de resíduos químicos e biológicos visando a proteção do cliente, meio ambiente e o trabalhador.
Disponibilizamos do NSP (Núcleo de Segurança do Paciente) e o Gerenciamento de Risco com o objetivo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.
Através de rotinas padronizadas prevenirmos e monitorarmos o Risco Institucional, desenvolvemos uma metodologia para auxiliar no acompanhamento e nas possíveis medidas preventivas e corretivas que possam minimizar os “riscos” que venham interferir na segurança e na qualidade dos nossos pacientes e colaboradores.